ANTIPARASITÁRIOS
PARA CÃES E GATOS
Benzimidazóis
Mecanismo de ação: os benzimidazóis agem principalmente contra nematódeos gastrintestinais e pulmonares de cães e gatos. No entanto, o triclabendazol apresenta eficácia contra a Fasciola (trematódeo) no seu estágio adulto e imaturo. Outros benzimidazóis são eficazes também contra trematódeos e cestódeos, mas em doses mais altas.
Os compostos benzimidazólicos são classificados em tiazólicos, metilcarbamatos, halogenados e pró-benzimidazóis. A diferença entre eles decorre da biodisponibilidade e da solubilidade da substância.
Princípios ativos descritos:
Triclanbendazol
Sugere-se que seu principal mecanismo de ação esteja relacionado com a sua entrada por difusão no parasita, subsequente da desorganização estrutural do tegumento dos cestódeos e trematódeos. O mecanismo de ação não está completamente bem elucidado, a ligação com a tubulina e a interferência na polimerização de microtúbulos são as hipóteses mais bem aceitas.
Fembendazol
É indicado contra nematódeos gastrintestinais. Os benzimidazóis, incluindo o fembendazol, se ligam à tubulina (uma proteína estrutural dos microtúbulos). Os microtúbulos estão envolvidos com a motilidade do parasita, a divisão celular e os processos de secreção da célula. O bloqueio desses microtúbulos nos vermes altera a captação destes por glicose e, por consequência, ocorre a depleção das reservas de glicogênio. Isso causa a paralisia do verme e sua morte por inanição. Não deve ser administrado em fêmeas prenhes. Indicação de uso: Toxocara canis, Toxascaris leonina, Ancylostoma caninum, Uncinaria stenocephala, Thricuris vulpis, Dipylidium caninum. Grande espectro de ação sobre Giardia, um parasita muito frequente em cães.
Nomes comerciais (clique para consultar a bula):
Fenzol Pet - União Química Farmacêutica Nacional S/A
Panacur Comprimidos - MSD Saúde Animal
Pró-Benzimidazóis
Princípios ativos descritos:
Febantel
O Febantel é um pró-benzimidazol, que atua no citoesqueleto dos vermes após ser sofrer conversão enzimática em fembendazol. O modo de ação de todos os benzimidazóis consiste em sua ligação com a tubulina, uma proteína estrutural de microtúbulos. Os microtúbulos são importantes organelas que estão envolvidas na motilidade, divisão e secreção celular em todos os organismos vivos. Nos vermes, o bloqueio da tubulina perturba a absorção de glicose, depletando as reservas de glicogênio e bloqueando, assim, a fonte de energia dos vermes, que acabam morrendo por inanição e/ou são expulsos do organismo. Assim como o fembendazol, ele também atua contra nematódeos.
Nomes comerciais (clique para consultar a bula):
O febantel é comumente associado ao pirantel e/ou ao prazinquatel.
Efeitos Adversos dos benzimidazóis e dos pró-benzimidazóis:
Quando administrado na dose terapêutica os benzimidazóis e os pró-benzimidazóis são bastantes seguros.
Os principais efeitos tóxicos estão relacionados com a teratogenicidade (deformidade de membros, anormalidades posturais, etc). O febantel, juntamente com o parbendazol, cambendazol, albendazol, oxibendazol e o netobimim, são considerados compostos causadores de malformações nos animais.
Nos pequenos animais, raramente é observado distúrbios hepáticos e gastrintestinais.
Altas doses de triclabendazol causam incoordenação, anorexia, fraqueza, diminuição das concentrações de aminotransferase, alanina aminotransferase, colesterol e nitrogênio ureico.