ANTIPARASITÁRIOS
PARA CÃES E GATOS
Substitutos Fenólicos e Salicilanilidas
A maioria dos fármacos pertencentes a este grupo apresenta atividade contra cestódeos e trematódeos. Além disso, o disofenol, o nitroscanato e o closantel têm eficácia sobre os nematódeos.
Mecanismo de ação: os substitutos fenólicos interferem no metabolismo respiratório do parasita, pois inibem a fosforilação oxidativa mitocondrial, bloqueando, assim, a produção de energia. Como a produção de ATP é inibida, os parasitas morrem por inanição.
Esses medicamentos agem também no tegumento do trematódeo e do cestódeo, causando o desprendimento do escólex da mucosa intestinal e dos proglotes proximais.
As salicilanilidas apresentam reduzido espectro de ação. Agem da mesma forma que os substitutos fenólicos. Sua biotransformação ocorre no trato gastrintestinal e no fígado; e seus metabólitos são eliminados principalmente pelas fezes, através da via biliar.
Princípios ativos descritos:
Disofenol: é um substituto fenólico que age contra ancilostomas em cães e gatos. Eles desacoplam a fosforilação oxidativa mitocondrial. Sua absorção ocorre no trato intestinal e sua biotransformação, no fígado. Em cães, uma pequena parte é excretada na urina e o restante nas fezes.
Nomes comerciais (clique para consultar a bula):
Disofenol 3,75% - Laboratório Prado S/A
Niclosamida: a niclosamida é insolúvel em meio aquoso e fracamente absorvida pelo trato gastrintestinal. Ela é rapidamente excretada nas fezes e na urina. Atua contra cestoides e também pode ser usada como moluscida. Pode ser associada ao oxibendazol para ampliar seu espectro de ação. Atualmente, vem sendo substituída por outros anticestodeos, como o praziquantel.
Não encontramos nenhum medicamento de uso veterinário com o principio ativo em questão.