Formamidinas

 

Mecanismo de ação: apesar de não totalmente esclarecido, sabe-se que ele atua em larvas de carrapato, no parasito adulto e também em fêmeas gravídicas, impedindo a liberação de seus ovos.

 

Princípio ativo: amitraz.

 

Indicações: possui excelente ação sobre artrópodes em geral. É utilizado contra carrapatos, pulgas, piolhos e sarnas em cães e gatos. Demonstra pouca atividade contra mosca Haematobia irritans.

 

Nomes comerciais (clique para consultar a bula):

  • Indicados para cães

Amitraz Cães - Vetecia

Notick - Centagro

Preventic - Virbac do Brasil

Triatox Sarnicida e Carrapaticida para Cães - Intervet do Brasil

 

  • Indicado para cães e gatos

Amitraz Hertape - Hertape Calier Saúde Animal S/A

 

Associações: pode ser associado à metaflumizona.

 

Particularidades: em várias regiões do país, relata-se uma crescente resistência do Rhipicephalus microplus a este agente. Para mais informações sobre a resistência deste parasito, clique no artigo abaixo:

 

Diagnosis of amitraz resistance in Brazilian populations of Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae) with larval immersion test.

 

 

Efeitos adversos: é considerado pouco tóxico se comparado com os organofosforados e carbamatos. A ocorrência de hiperglicemia após sua aplicação em cães se deve à interferência na liberação de insulina pelas ilhotas de Langerhans, sendo por isso contraindicado seu uso naqueles portadores de diabetes melito.