ANTIPARASITÁRIOS
PARA CÃES E GATOS
Pirazinoisoquinolonas
Atualmente, este grupo possui os medicamentos de eleição no tratamento das infecções causadas por cestódeos nos animais domésticos. O principio ativo mais importante desse grupo é o praziquantel.
Sua biotransformação ocorre no fígado e a associação com inibidores do citocromo P450 aumenta sua biodisponibilidade.
Não deve ser administrado em cães com menos de quatro meses e gatos com menos de seis meses.
Príncipios ativos descritos:
Praziquantel
A ação do praziquantel provavelmente se dá através da inibição da bomba de sódio-potássio dos esquistossomos, aumentando a permeabilidade da membrana da célula à cátions mono e divalente, como o cálcio, por exemplo. Isso leva a intensificação da atividade muscular, seguida da contração e paralisia espástica. Em decorrência disso, o parasita se separa do hospedeiro e, através da veia mesentérica, chega ao fígado, indo, posteriormente, para o intestino, onde é expelido.
Vídeo da Bayer mostrando o mecanismo de ação do praziquantel.
Clique na imagem para assistir!
O praziquantel altera o fluxo dos íons de cálcio nas células dos parasitas, causando paralisia espástica. Como consequência dessa paralisia, os vermes morrem. Em tênias, ele parece afetar o metabolismo dos carboidratos, causando dano ao tegumento do parasita, que acaba sendo digerido pelo suco gástrico do hospedeiro.
Efeitos Adversos: Reações adversas de intencidade moderada e de curta duração ocorrem em poucas horas após sua administração; e incluem reações gastrintestinais como: naúseas, vômitos e cólicas.
No uso parenteral pode ocorrer inflamação no local de aplicação.
NÃO DEVE SER USADO em cães com menos de quatro semanas de vida e gatos com menos de seis semanas de vida.
Nomes comerciais (clique para consultar a bula):
Helfine Plus Cães - União Química Farmacêutica Nacional S/A
Helfine Plus Gatos - União Química Farmacêutica Nacional S/A
O Helfine Plus é composto pela associação de pamoato de pirantel (equivalente a 50 mg de pirantel), fembantel; além, é claro, do praziquantel.